Bárbara Mangueira

_

Bárbara Mangueira | 1990  Nasceu em Brasília e trabalha atualmente no Rio de Janeiro. É formada em História e em Artes Plásticas, ambos bacharelados pela Universidade de Brasília, e mestranda em Linguagens Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Desenvolve pesquisa em pintura na qual busca pensar a temporalidade das imagens – dos rastros do passado e da concreção de um corpo pictórico – como desdobramentos de uma relação entre visibilidade e invisibilidade, propondo uma tessitura tanto da pintura quanto da história a partir das noções de vulto, presença estrangeira e fantasmagoria, como exercícios de uma desterritorialização genealógica.

Participou de exposições e ações coletivas em Brasília como Coordenadas vagabundas (ações coletivas na cidade – 2015), Suspensões (Galeria Espaço Piloto, UnB – 2015), Ocupação 2.0 (Elefante Centro Cultural – 2015) e Quero que você me aqueça nesse inverno (Elefante Centro Cultural – 2016). Foi selecionada em 2016 para os Salões Nacionais Luiz Sacilotto (Santo André/SP) e Jataí (Jataí/GO) e para o prêmio Transborda Brasília 2016 (Brasília/DF).