Soft Porn

_

Soft Porn

Elder Rocha – outubro 2016

Elder Rocha apresenta nesta exposição três pinturas (polípticos) da série “Soft Porn” realizada em 2016, especialmente para esta ocasião.
Neste texto esbarrarei sempre na difícil transcrição dos desejos e experiências de natureza visual para a linguagem verbal. É importante dizer que, ao longo de minha produção, tenho me dedicado com objetividade à construção de imagens que se revelam mais importantes para mim à medida que se afastam da possibilidade de serem expressas por qualquer outro meio.
O meu esforço principal é a busca por imagens que só se tornam necessárias quando tratam das questões particulares da visualidade. Tento também explorar as possibilidades de interseções e sobreposições da pintura com outras linguagens como instalação, escultura, desenho e colagem, utilizando operações de deslocamento e apropriação na busca da ampliação da linguagem pictórica. 

Busco criar superfícies absorventes de significado, não emissoras, a partir das quais o espectador possa sempre construir uma relação emocional com a imagem somando suas experiências pessoais ao estímulo visual proposto. Desta forma, considero ser importante limpar as imagens de qualquer traço de narrativa buscando assim ampliar as possibilidades polissêmicas da arte.Busco o silêncio que antecede uma explosão.

Elder Rocha 2016.

vista-frontalvista-esquerdavista-direita